terça-feira, 10 de abril de 2012

Nunes & Levy Toicinho com Cebola Assada e Recheada de Bamberg (De Bruer TV)



Oliver Buzzo é o responsável pela primeira TV da cerveja artesanal do Brasil. A DeBruer TV. Num dia amistoso em que rolava uma brassagem aberta no Emporio Alto dos Pinheiros, conheci essa figuraça, que me entrevistou e em outra oportunidade me convidou para fazermos um vídeo sobre harmonização.

O trabalho dele é exemplar, muito legal, não tem roteiro, é tudo improvisado e natural, a qualidade da imagem e da edição é sensacional. O vídeo foi feito, ficou muito legal e com com sua autorização estou compartilhando no post de hoje.



O que ficou faltando foi à receita, que muitos já me pediram e que passarei agora:

Cebola Recheada:

Recheio:

•    1 Kg de paleta de porco em cubos ou já moída (se possível defumada, pode usar outra parte do porco)
•    Sal e pimenta-do-reino-branca
•    ½ noz moscada ralada
•    Alguns ramos de manjerona (apenas as folhas, pode ser sálvia ou tomilho também)
•    2 ou 3 fatias finas de bacon defumado
•    2 cebolas grandes em cubos (pode usar o centro das cebolas que serão recheadas)
•    50 gramas de pão amanhecido em cubos (umas três fatias de pão de forma sem casca)
•    100 gramas de amêndoas ou nozes picadas grosseiramente (opcional)

Em um triturador de alimentos coloque a paleta (se estiver em cubos), sal, pimenta, o bacon, a noz moscada e a manjerona. Triture tudo e passe para uma assadeira. Agora triture a cebola e junte ao recheio. Triture a pão por último e adicione. Misture tudo com as mãos. Se quiser, adicione as nozes ou amêndoas. Adicione um pouco mais de sal e pimenta. Leve o recheio para uma frigideira em fogo baixo apenas para uma leve caramelizada. Reserve.

Cebolas:

•    4 Cebolas grandes
•    Recheio reservado
•    4 fatias de bacon
•    1 colher sopa rasa de farinha de trigo
•    250 ml de cerveja defumada
•    2 colheres sopa de caldo de carne
•    Sal e Pimenta

Retire uma “tampa” das cebolas da espessura de um dedo e reserve. Descasque as cebola. Retire a “polpa” das cebolas, deixando-as ocas e com cerca de 1 cm nas laterais. Recheie bem, passando do limite. Leve a assadeira com um pouco de água cobrindo o fundo, asse-as por 45 a 60 minutos no forno a 200 graus, até ficarem macias. Enquanto isso, frite as fatias de bacon na frigideira, reserve o bacon e retire o excesso de gordura da frigideira. Retire as cebolas do forno e junte o líquido da assadeira à frigideira do bacon, raspando com uma colher de pau para aproveitar a gordura (deglaçar). Adicione a farinha, o molho de carne e a cerveja defumada. Cozinhe mexendo sempre até engrossar. Coloque uma fatia de bacon por cima do recheio, coloque a tampa da cebola por cima do bacon e regue com o molho.

Purê de batatas acompanha muito bem o prato.

Apresentar receita me fez querer fazer de novo o prato... é bom demais!!!

Agradeço de coração ao Oliver, pela oportunidade e prazer de fazer o vídeo, ao Eduardo Nunes e a Juliana Levy por fornecerem as cervejas ao Ferdinando por ter participado e também ter levado a IPA dele e Gorgonzola (matou a pau nessa) e por fim ao Pedro, apenas por que é meu irmão e sou meio que obrigado a agradecer, brincadeira, por ser meu brother e estar sempre do meu lado.

Morróides Pimenta, cerveja citada no vídeo.
Queria também dizer que já acompanhei brassagens da Nunes & Levy e também do Ferdinando, é espantoso ver a dedicação e cuidado que esse pessoal tem ao fazer cervejas, é um respeito com o produto de tirar o chapéu. Não é fácil, é trabalhoso e eles não ganham nenhum tostão com isso. É tudo pelo prazer de fazer.

Portanto, quando forem tomar cervejas caseiras pensem nelas como a última cerveja de sua vida, as respeite e seja sincero ao falar para o cervejeiro o que você achou, pois apenas assim eles podem melhorar as cervejas.

Vale lembrar que essa harmonização pode ser feita com qualquer cerveja do estilo Rauchbier, quanto mais intenso caráter de maltes defumados melhor. A Toicinho é caseira e não encontramos a venda por aí.

Dedico este post a todos os cervejeiros caseiros ou homebrewers do Brasil!

Um abraço!



Prosit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário