segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Anchor´s Brown Ale com Mini-Abóbora Paulista Recheada


 

Apresento mais um prato vegetariano com destaque para a abóbora e seu sabor adocicado único.


Para harmonizar escolhi novamente uma cerveja da Anchor, fábrica que a cada dia mais eu admiro. Essa Brown ale é a cerveja mais recente da Anchor, seu primeiro lote foi produzido em 2010 e as primeiras garrafas saíram no ano seguinte. Ela é feita com maltes pale, munich e caramelo e apenas um lúpulo, o citra. Com certeza é uma das Brown Ales mais diferentes e únicas que já tive o prazer de degustar.


A receita é muito simples de fazer, a quantidade que vou passar serve muito bem quatro pessoas (uma metade para cada) e você pode fazer outros recheios também.


·         2 mini abóboras paulista (a de pescoço)

·         1 dente de alho bem picadinho

·         50 gramas de manteiga sem sal

·         Azeite de oliva

·         75 gramas de nozes levemente tostadas e picadas grosseiramente

·         200 gramas de queijo azul (gorgonzola, pode usar outro se não gostar)

·         2 colheres (chá) de tomilho picadinho

·         1 colher (sopa) de mel

·         Sal e pimenta picada na hora

Pré aqueça o forno a 190º C.

Limpe as abóboras com uma escova. Corte-as ao meio e com uma colher retire as sementes e as fibras.

Divida a manteiga dentro das cavidades de cada abóbora, tempere com o alho, sal e pimenta (seja generoso)e pincele azeite por toda a superfícies. Leve para assar por ½ a 1 hora, ou até estar macia quando espetada com uma faca.

Com uma colher retire a “carne” macia com toda a manteiga, alho numa travessa, deixando 1 cm de espessura de carne na abóbora. Amasse o recheio grosseiramente. Reserve um pouco do queijo e das nozes e distribua o resto dentro das abóboras junto com o tomilho e mais um pouco de sal e pimenta.

Distribua o recheio por cima e finalize com as nozes e o queijo reservado. Distribua o mel e então retorne a abóbora por mais 15 minutos no forno, ou até o queijo estar derretido e borbulhante. Sirva com salada verde.



A cerveja acentua muito o sabor adocicado da abóbora e das nozes tostadas, e seu teor de malte é suficiente para fornecer um belo contraste para o gorgonzola, que aqui por ser usado como ingrediente, tem seu sabor diluído e não tão intenso. Sensacional



É maravilhoso!



Abraços e boa semana amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário