segunda-feira, 24 de março de 2014

Founders Backwood´s Bastard com Pudim de Tapioca

Mais uma cerveja da Founders aparecendo por aqui. Agora é a vez da Backwood´s Bastard. Trata-se de uma Strong Scotch Ale (Wee Heavy) produzida sazonalmente (apenas em novembro) que passa um período de sua maturação envelhecendo em barris de carvalho que já armazenaram Bourbon.

Este procedimento fornece uma complexidade extra para a cerveja que acaba por sua vez adquirindo  uma série de compostos conhecido como lactonas que são responsáveis por muitos dos sabores que associamos ao carvalho. Sabores que lembram coco queimado, baunilha e até especiarias como cravo, canela ou aniz podem ser adquiridos no processo, sem contar, é claro, o perfil da bebida (no caso Bourbon) propriamente dito.

Com essas informações, pensei em harmoniza-la o Pudim de Tapioca com calda de coco queimado do Chef Rodrigo Oliveira (Restaurante e Cachaçaria Mocotó). O resultado ficou maravilhoso.

Pudim de Tapioca:
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif75g de tapioca granulada
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif375ml de creme fresco
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif200ml de leite de coco
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif100ml de leite
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif1 lata de leite condensado
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif2 ovos
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif2 gemas

Pré aqueça o forno a 180 graus C. Hidrate a tapioca com o creme fresco e o leite de coco por  pelo menos duas horas e reserve. No liquidificador bata os ovos, a gema, leite condensado e o leite. Peneire a mistura sobre a tapioca hidratada e mexa bem. Despeje na forma caramelada e leve ao forno por uma hora ou até firmar. (faça o teste do palito insira um palito no pudim, e se sair lipo, está pronto). Resfrie e reserve.

Calda para a forma:

    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif200g de açúcar
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif80ml de água
Misture os dois ingredientes e leve ao fogo baixo até obter um caramelo, despeje e espalhe em uma forma para pudim. Reserve.

Calda de Coco Queimado
:

    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif500g de açúcar
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif150 ml de leite de coco
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif100 ml de água
    http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif03 anis-estrelado
   http://www.mocoto.com.br/images/marrom2.gif200g de coco fresco (ou flocos de coco)

Prepare a calda de coco caramelizando o açúcar e junte o anis, a água e o leite de coco. Cozinhe até obter o ponto de fio grosso. (encha uma colher com o caramelo e deixe escorrer, se formar um fio contínuo está no ponto). Espalhe o coco fresco ralado em uma assadeira forrada com papel alumínio e leve ao forno baixo mexendo sempre até dourar.
Desenforme o pudim e sirva com a calda de coco quente e o coco queimado.

A harmonização é magnífica. A cerveja equilibra e realça o dulçor, a calda de coco e eleva o sabor do anis. É quase como se a sobremesa fosse pensada para combinar com cada nota presente nessa cerveja.
A calda de coco queimado é elemento chave para a harmonização.

A cremosidade desse pudim é algo fora do normal. Sabores intensos se misturam nessa harmonização.

Não deixem de tentar. Estamos novamente com a Backwood´s Bastard disponível no Brasil. O custo deve estar entre R$ 25,00 e 30,00 a unidade com 355ml.


Um abraço e boa semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário