segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Capitu Tilted Barn com “Berinjela” Brusqueta

Não me recordo quando conheci meu “primo” Frederico Ming. A única coisa que me lembro da primeira vez que o vi e conversamos foi  a impressão de que ele tinha uns parafusos soltos. Foi um papo louco que envolvendo  malteação e secadora de roupas, regado a uma IPA com manga.
Passado um tempo, após conhecê-lo melhor, percebi que minha impressão inicial era correta. O cara é totalmente pirado.

Estivemos juntos  na última Brasil Brau, onde ele apresentou ao público a Capitu, sua cervejaria. Num papo rápido disse que tinha uma Tilted Barn em casa e que estava querendo fazer uma harmonização pro blog. Perguntei ao Ming que ele faria e ele respondeu: “Babaganoush devido ao queimadinho da berinjela no processo.”

E claro... que eu não segui sua sugestão. Mas resolvi criar algo que utilizasse sua ideia. Usei a berinjela como se fosse base de uma brusqueta. Por cima coloquei uma salada de verão e para não deixar o Ming triste, finalizei com o babaganoush. Sinceramente, só a “berinjela brusqueta” com a Tilted já ficou um espetáculo, então a salada e a pasta árabe podem ser opcionais.

A Tilted Barn (Celeiro Invertido) é uma cerveja que leva diversos tipos de cereais na receita, inclusive cevada crua, malte defumado e aveia. Tem um perfil bem diferente de qualquer cerveja que tomei, muito interessante.

Ela deve estar assim ao sair do forno.
·         2 berinjelas médias cortadas em rodelas de 1cm de espessura
·         Azeite de oliva extra-virgem
·         60 gramas de ricota em pequenos pedaços
·         1/3 xícara de cebola em cubos bem pequenos
·         3 tomates médios sem sementes em cubos pequenos
·         2 colheres (sopa) hortelã picadinha
·         2 colheres (chá) vinagre vinho tinto
·         Sal
·         Pimenta do reino

1.       Pré-aqueça o forno em 200 graus C. Cubra com azeite o fundo de uma assadeira que caiba as berinjelas em uma única camada. Salpique sal e pimenta. Asse de 15 a 20 minutos. Vire cada uma delas, o lado de baixo deve estar escuro e soltar facilmente da assadeira. Se não estiver, deixe assar um pouco mais. Quando virar salpique sal e pimenta do outro lado e asse por mais 10 minutos.
2.       Enquanto isso, misture a ricota, tomates, cebola, hortelã, vinagre e 4 colheres (chá) de azeite num recipiente pequeno. Tempere com sal e experimente e corrija o sabor se necessário.
3.       Quando as berinjelas estiverem prontas, coloque-as num prato e disponha a salada por cima. Se desejar coloque um pouco de babaganoush por cima. Sirva imediatamente.

Um prato diferente para uma cerveja diferente! Fantástico.

Parabéns Ming, baita cerveja!

Abraços a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário